quarta-feira, 27 de março de 2013

Quais são os efeitos colaterais mais comuns de hidroquinona?





Os efeitos colaterais mais comuns da hidroquinona não são muito numerosos, mas este medicamento tópico usado para tratar problemas de pigmentação da pele podem causar irritação da pele. Para a maioria das pessoas, a irritação da pele é transitória e desaparece com o uso continuo. Há algumas outras características deste creme ou gel que são dignos de nota. Como qualquer droga, pode haver efeitos secundários graves ou reações ou orientação especial ao utilizar o produto que precisa ser observado.

Como foi dito, a hidroquinona é mais frequentemente usado para tratar de questões de hiperpigmentação da pele, muito frequentemente na face, onde a descoloração da pele pode ser mais proeminente. Pessoas que desejam clarear manchas escuras ou para tratar a vermelhidão global de doenças como a rosácea pode receber recomendação de seus médicos e prescrições para esta medicação. Um efeito colateral comum hidroquinona para praticamente todos os usuários é a sensibilidade aumentada.É sempre aconselhável que as pessoas usem protetor solar e evite a exposição ao sol em excesso, pois isso pode danificar a pele mais facilmente. No geral, o mais comum dos efeitos colaterais hidroquinona é a sensibilidade da pele persistente e as pessoas são aconselhadas a evitar o uso de sabonetes  em áreas de hidroquinona é usada.

Outro dos efeitos colaterais comuns hidroquinona é a secagem da pele, vermelhidão da pele, ou um sentimento de formigamentos. Enquanto a maioria das pessoas só vai notar esses sentimentos ou mudar de aparência por curto período de tempo, outros acham que piora a irritação da pele como resultado do uso de hidroquinona. Se este for o caso, as pessoas devem definitivamente entrar em contato com seus médicos e obter aconselhamento antes de continuar a uso.

Outros efeitos hidroquinona colaterais que podem desenvolver neste momento incluem irritação crônica da pele, onde uma pessoa pode sentir queimação e coceira. Isso indica pouca tolerância para a medicina. As pessoas devem procurar um médico imediatamente para tratar a reação e para obter conselhos sobre outros medicamentos que possam ser julgados em seu lugar.

Apesar de não ser um dos efeitos colaterais mais comuns de hidroquinona, algumas pessoas desenvolvem alergias fortes a este medicamento, que pode incluir reação anafilática. Se uma pessoa usa este medicamento e percebe edema facial, inchaço da língua, urticária ou dificuldade para respirar, eles precisam de cuidados médicos imediatos. Normalmente, tal reação não ocorreria a primeira vez que o medicamento foi usado, a menos que as pessoas tinha usado antes, mas pode ocorrer com o uso cumulativo.

Mais uma questão que é especialmente importante para aqueles de coloração mais escura da pele é que as pessoas podem desenvolver uma condição chamada ocronose. Apesar de raro, este efeito colateral hidroquinona pode ser permanente. Ela envolve o desenvolvimento de manchas azuis ou escuras na pele, e estes nem sempre desaparecem quando interrompe o uso de medicamentos.

Cada medicamento tem riscos e benefícios. Há benefícios para hidroquinona e de um número de pessoas que acham que é útil para as condições da pele e que não tem  problemas ao usar. Há também riscos, embora eles tendem a ser mínimos para este medicamento.

65 comentários:

  1. Minha dermatologista indicou Glyquin (hidroquinona) para clarear manchas na face. Usei por 2 vezes e tive uma reacao alergica fortissima. Tive coceira, vesiculas vermelhas, ardencia e resposta inflamatoria excessiva, chegando a ter uma febre baixa. Descontinuei o uso e agora meu rosto esta horrivel, cheio de bolinhas e muito ressecado. Nunca tive essa sensacao antes. Vale lembrar que mesmo com indicacao medica no Brasil, a hidroquinona eh proibida em varios paises como Japao e em outros paises da europa ela eh vendida em concentracoes menores. Pena que fui descobrir isso depois que usei... Vamos ter cuidado com nosso rosto!!! Sao 3 da manha de sabado e nao consigo dormir por estar com o rosto ressecado e cocando. E agora so posso ir a medica na segunda... Tenso!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani Villani, ocorreu o mesmo comigo, sua pele melhorou?

      Excluir
    2. Oi Dani. Eu estou assim... e o pior é que nada que a médica indica funciona. O que vc usou? Estou desesperada! Me mande por email
      taniatfreitas@Gmail. Com

      Excluir
    3. Dani, estou assim e desesperada! O que resolveu seu caso? To tomando remédio e nada...
      Me mande email, please! taniatfreitas@gmail.com

      Excluir
    4. Eu usei essa pomada Glyquin (hidroquinona)e também tive reação alérgica,vermelhidão,a região da mancha escamou,e minha pele ficou como se tivesse levado uma queimada,e ardia muito quando eu usava o filtro solar pq ela estava bem sensivel. Acontece que a minha intenção era tirar a mancha abaixo da boca que eu tinha, depois do uso desse produto ficou mais manchado ainda,ficou mais escuro,voltei ao médico depois do episódio e o mesmo me passou outro clareador (blancy) estou usando mais não noto muita melhora, oq vcs que tiveram intolerância a hidroquinona fizeram? podem me ajudar?

      Excluir
    5. Eu usei a muito anos atrás para tratar manchas de acne,deu 100% certo acho que porque naquele tempo não conhecia os efeitos negativos dela.Hoje m dia eu morro de medo,usei por alguns dias e em volta da boca e queixo ficou escuro,eu já entrei em pânico e parei,e olha que eu sei bem que esse lugares deve ser evitados.Parei usei Bepantriz no local e evitava de lavar com água quente durante o banho.Eu daria um tempo para sua pele,cuidando hidratando e quando ela estiver melhor começar com o que a médica passou.A pele que fica escura,ela já esteve vermelha antes,e como se tivesse sofrido um dano,então aguarde e depois de alguns dia comece com o que ela receitou.Se tiver como conseguir BAabosa,aplique todas as noites no local vai ajudar e muito,compre soro fisiológico deixe na geladeira e use como tônico facial,pressione o algodão molhado de soro no local,quando secar aplique babosa ou Bepantriz.beba bastante água,filtro todo momento a cada 3 horas evite o sol.

      Excluir
  2. Estou usando esse remédio e quando uso uma blusa com manga a cor da minha axila que é bem escura sai na blusa, e fica horrível isso é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Usei pouco tempo esse produto nas axilas,acho que apenas 3 dias,mais não aconteceu isso.Você pode fazer uma leve esfoliação durante o banho com bucha vegetal para retirar resíduos,talvez seja isso que esteja manchando sua blusa.

      Excluir
  3. Ola, o solaquin é corticoide?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode consultar a bula ( http://www.bulas.med.br/bula/7902/solaquin.htm ) .

      Excluir
  4. posso usar va virilha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É importante que o médico te indique um produto para aplicar na virilha.

      Excluir
  5. cris a hidroquinona serve para as axilas escuras?mesmo a feita em farmácia de manipulação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria eu evitaria e testaria outras coisas,pois a hidroquinona as vezes ao invés de clarear pode escurecer.Procure orientação médica é bem melhor.

      Excluir
  6. Respostas
    1. Tem dois cremes que tem na loja do blog,eu coloquei esses produtos a venda pois são produtos que eu acredito.Um contém Contém ácido kójico e ácido glicólico e o outro Inibe a ação da tirosinase, enzima fundamental para a formação da melanina.Está a venda na nossa loja www.sejafelizcosmeticos.com.br

      Excluir
  7. mas eles realmente funcionan?e obg pela atenção bjs!!!

    ResponderExcluir
  8. Eu uso o peeling para clarear o rosto e falo que sim já o para axilas ainda não usei mais tem ótimos depoimentos.

    ResponderExcluir
  9. usei hidroquinona e apos 1 semana apareceram manchas marrons oq eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente essa mancha é quando a pessoa usa por longo período.É complicado saber o que pode ser,você tem usado filtro solar? Usado somente a noite??Notifique o seu médico do efeito causado pelo creme pois talvez ele não seja a melhor solução para você.

      http://cristina-behappy.blogspot.com.br/2012/06/quando-o-creme-nao-deu-certoleiam.html

      Excluir
  10. Vou usa tenho muita espinha e mancha tou com 20 anos mas parece quer tenho 30

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você tiver espinhas inflamadas você deve tratar elas primeiros para depois ir para um clareador.Procure usar com cautela Hidroquinona deve ser aplicado no rosto todo para não dar tom diferente e sempre usar filtro solar para não manchar mais a sua pele,a quantidade deve ser tamanho de uma ervilha para o rosto todo e usar SOMENTE a noite e muito filtro durante o dia.

      Excluir
  11. estou usando um creme que contem hidroquinona,e minha pele esta com o aspecto ressecado,sera que posso fazer uma esfoliaçao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça mais hidratação e use bastante filtro solar,quando a pele estiver menos ressecada e não tiver ardendo ou sensível faça uma esfoliação.

      Excluir
  12. Ola boa tarde ! Usei hidroquinona apenas uma vez. Meu rosto amanheceu vernelho i escamando no outro dia . Dai tirei toda pele solta i no outro dia amanheceu mais vermelha ainda ! Ja faz 3 dias que parei de usar i continua muinto vermelho Oq devo fazer pra parar a vermelhidao ? E normall isso ? Pois esta mt!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É normal acontecer se você usar muito produto,o tamanho correto é do tamanho de uma ervilha para o rosto todo.Faça compressa de chá gelado e aplique no rosto,beba muita água e NUNCA puxe a pele pois vai ferir e até causar mancha.Não deixe de usar filtro solar o tempo todo e hidrate a pele.

      Excluir
    2. Leia esse link vai te ajudar muito : http://cristina-behappy.blogspot.com.br/2013/04/usei-hidroquinona-e-meu-rosto-ficou.html

      Excluir
  13. Eu tenho manchas nas pernas marrons e estou usando hidroquina é um bom medicamento pra clarear

    ResponderExcluir
  14. Usei hidroquinona e queimou meu rosto, estou desesperado sera que essa pigmentação escura vai sair

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia os links com ATENÇÃO http://cristina-behappy.blogspot.com.br/2012/09/como-usar-hidroquinona.html

      http://cristina-behappy.blogspot.com.br/2012/06/quando-o-creme-nao-deu-certoleiam.html

      http://cristina-behappy.blogspot.com.br/2012/04/hidroquinona-e-as-duvidas-mais-comuns.html

      Excluir
    2. http://cristina-behappy.blogspot.com.br/2013/05/a-polemica-hidroquinona.html

      Excluir
  15. Comprei hidroquinona e me fez reações ficou vermelho o lugar que usei e agora o que faço. ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia esse link : http://cristina-behappy.blogspot.com.br/2013/04/usei-hidroquinona-e-meu-rosto-ficou.html

      Excluir
  16. Qual seria um medicamento indicado apos ter me dado vermelhidao e resecamento com o uso da hidroquinona

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia esse link : http://cristina-behappy.blogspot.com.br/2013/04/usei-hidroquinona-e-meu-rosto-ficou.html

      Excluir
  17. Estou usando a hidroquinona a dois dias e minha pele ficou vermelhar e nasceu alguns carocinhos,nao coça e nem arde, eu devo continuar o tratamento e normal isso?
    Eu uso protetor solar e hipoglos com bepantol e bio_oil para hidratar a pele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve te atentar pois pode ser um tipo inesperado de alergia,isso começou com a hidroquinona?Cuidado com a quantidade de produto,fica vermelho por excesso ou pela reação natural da pele.
      Evite usar Hidroquinona no verão não é recomendado....Muito filtro solar a cada 3 horas e evite o sol ao máximo.Suspenda o uso caso os carocinhos não sumir e procure o médico que te indicou.

      Excluir
  18. uso hidroquinona no rosto e esta vermelho e despelando paro de usar ou continuo mesmo assim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é recomendado.Você deve usar uma quantidade do tamanho de uma ervilha para o rosto todo.Pare por alguns dias e comece novamente depois que a pele estiver menos irritada.
      Leia aqui: http://cristina-behappy.blogspot.com.br/2013/04/usei-hidroquinona-e-meu-rosto-ficou.html

      Excluir
  19. Oi estou usando a dois dias meu rosto esta super ressecado não consigo nem mexer a boca direito de tão ressecado que ta e arde muito e queima séra que é normal? eu quero muito tirar minhas manchinhas mais desse geito não da séra que vai melhorar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não usou muito?É apenas uma pequena quantidade (tamanho de uma ervilha para o rosto todo) toda noite.O ressecamento você pode usar um hidratante durante o dia e nos locais feridos e com tendência a ferir pomada Bepantriz.MUITO FILTRO não esqueça!

      Excluir
  20. Usei Hidroquinona pela primeira vez para tratar manchas causadas pelo uso contínuo dos óculos. As manchas clarearam, porém não sumiram. Ao procurar outro profissional, além das manchas dos óculos meu pavilhão auricular também estava escurecido. Nesta segunda vez usei pouquíssimas vezes a Hidroquinona. Há um mês atrás retornei a um outro profissional já que meu pavilhão auricular continua escurecido. Relatei os passos descritos aqui e novamente foi-me receitado uso de Hidroquinona, mais um outro creme. Desta vez com prescrição de uso por dois meses. Fiz uso diário durante trinta dias e percebi que está ainda mais escurecido o pavilhão. A orelha direita que era quase imperceptível está muito escura. Li um artigo na Internet que isto que descrevi pode ser efeito da Hidroquinona. É possível isso? O que mais me admira é a forma que alguns profissionais têm de lidar com os relatos de seus pacientes. Acho que uma escuta atenta contribui para um diagnóstico mais preciso e favorável. Ela relatou poder ser um tipo de Lúpus, contudo as minhas manchas não condizem com as deste tipo de Lúpus. Como pode perceber além de preocupada estou perdida?

    ResponderExcluir

  21. Oi Cristina, eu tenho algumas manchas no rosto devido a acne, já vi algumas respostas dizendo que se deve aplicar no rosto inteiro, mas se aplicar não vai clarear também as áreas sem manchas? Fiquei pensando isso, se puder me esclarecer fico grato. Obrigado!

    *** DEsculpe por erro deletei seu comentário *** Então copie e colei aqui

    *** Resposta**
    Você deve aplicar no rosto todo,mesmo que tenha manchas em partes isoladas,isso eu confirmei com dois médicos diferentes.Se você usar só na mancha,vai ficar com tons diferentes.Não se esqueça de aplicar bastante filtro a cada 3 horas.

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Boa noite!
    Estou usando retinoico 2 % hidroquinona 4 % e hidrocortisona 1% ,manipulado, e protetor solar ensolei toque seco 30 fps,foi recomendado pela minha dermato,faz 3 dias e estou sentindo q está clareando porém está coçando muito e está dando tipo umas bolinhas como se fosse brotoeja,será que é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dany.Conforme os dias vão se passando,sua pele tende a ficar mais ressecada e começa a coçar pois perde umidade nada que um bom hidratante possa resolver.O filtro solar aplique a cada 3 horas faça chuva ou faça sol.
      Passe hidratante e depois filtro solar indicado para o seu tipo de pele. Boa sorte no tratamento.
      AH ! Também tive essas bolinhas bem pequenas,como se fossem cravinhos,mais porque eu tinha feito uso do dermaroller e nos dias seguintes não hidratei como deveria,eu uso pomada bepantriz nos locais sensíveis e nos locais onde aparecem as bolinhas.Mais atenção caso piore pode ser reação alérgica ao produto.

      Excluir
  23. A minha dermato me receitou para eu passar no rosto e no colo,pois tenho manchas vermelhas do sol,e infelizmente meu caso piorou,tive reação alergica ao produto indicado e meu colo ficou 3 vzs mais vermelho,cheios de bolinhas como se fosse urticária.Na verdade parece que me jogaram uma frigideira de olho quente no meu colo.no rosto graças a Deus não afetou,mais infelizmente estou tendo q usar blusas q tampe pois as pessoas olham muito e eu fico constrangida.
    Não aguentei os sintomas e comprei uma pomada polaramine,pois estou com ardência no local e coça muito.será que prejudicará?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dany qual foi a quantidade de produto que você usou? Nesse local você pode usar pomada cicatrizante,e evitar na hora do banho água muito quente e use soro fisiologico no local para hidratar e ajudar na cicatrização do local.Evite produtos que contém álcool,use um sabonete hidratante e filtro solar a cada 3 horas.Sua pele vai voltar ao normal,mais para ajudar nesse processo é necessário seguir alguns passos que ajude a sua pele.
      Não sei a quantidade de produto que você usou,mais ou foi isso ou alergia,mais é estranho pois no rosto,que é mais fino e tende a mostrar de cara se você terá alergia ou não,não aconteceu nada.Hidrate e proteja a pele contra o sol,não se preocupe se os outros olham,eu quando uso creme e minha pele começa a descamar eu fico desconfortável mais quem está na minha pele para saber como eu me sinto a respeito dessa mesma pele que todos olham? As pessoas só nos enxergam por fora.Segue em frente e volte na médica para relatar o ocorrido.Boa sorte e mande notícias.

      Excluir
  24. Olá Boa noite. Posso limpar a pele com leite de Rosas antes de aplicar o produto a base de hidroquinona? Sinto que a pele do rosto fica mais limpa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não indico,tem muito álcool na formula.Você pode usar um da Davene que não tem álcool e é bem baratinho.A hidroquinona deixa a pele muito sensível e evitar de usar o leite de colônia boa coisa é.

      Excluir
  25. Oi Cris,
    estou usando, indicado pela minha dermatologista Adapaleno 0,1%/ Peróxido de benzoila 2%/ Aveia Coloidal 5%/Fucogel 3%/Hidroquinona 4%. Estou usando dia sim e dia não, confrme minha dermato indicou. Nos primeiros dias funcionou bem, mas depois de 1 semana de uso começaram a aparecer umas bolinhas e coçam muito e uma leve descamação.

    Comprei Cutisanol para aliviar as coceiras, nos dias em que nao uso a pomada.

    Enfim, gostaria de saber se as bolinhas são normais e se não tem problema em eu usar o cutisanol no rosto.

    Muito obrigada. beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Priscila como você faz acompanhamento com o Dermatologista é melhor perguntar para ele(a).Eu tive uma pequena reação assim uma vez quando usei dermaroller,mais não usei nada e sumiu.Medicamentos as vezes me causa isso também...são minusculas bolinhas que ninguém percebe só que quando eu passo a mão suavemente no rosto.
      É necessário acompanhar com a médica pois pode ter sido a reação de algum componente da formula e se não funcionar para sua pele ela terá que trocar.

      Excluir
  26. Oi, tudo bem?
    Eu utilizo a hidroquinona como Claquinona, e como hidroquinona ácido também. A médica mandou eu passar de manhã a Claquinona (hidroquinona) e de noite o mais forte (hormoskin, que tem 4% hidroquinona, tretinoina,fluocinolona,acetonida) mas ontem só apliquei a hidroquinona, e está bem vermelho a uns dias, mas parece que a mancha já "saiu", porém agr esta manchado de vermelho mesmo. Coça um pouco, eu uso há um mês e pouco, vc acha que é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom não sou dermatologista mais passar Hidroquinona de manhã? Em pleno verão? E ainda por cima usar Hidroquinona + tretinoina,fluocinolona,acetonida a noite?? Não entendi porque mais se ela te passou ela é responsável.Esse segundo produto é mais forte,ele causa uma irritação na pele e em seguida começar a descamar e junto pode ter ressecamento e ardência.Tome muito cuidado!!! Mesmo seguindo tudo a risca é um produto que pode manchar a pele.Coça porque está ressecado,então use um hidratante durante o dia é beba muita água.E por favor filtro solar a cada 3 horas,faça sol ou chuva!

      Excluir
  27. Oii,boa noite! Dermoto, me passou acido retinoico 0,5% hidroquinona 3% creme nao ionico. Na primiera noiteque usei meu rosto amanhaeceu mt mt mt vermelho, quiema mt mt. Estou desesperada. O que faço pra melhorar? Acredito que exagerei na quantidade . Me aajude cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,Siga essas dicas e vai melhorar bastante !

      http://cristina-behappy.blogspot.com.br/2013/04/usei-hidroquinona-e-meu-rosto-ficou.html

      Excluir
  28. Fiz o uso errado de hidroquinona meu rosto esta escuro, oque faço para reverter a situação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É complicado te dizer se vai sair,só o tempo e seus cuidados dirá.O verão não é indicado usar hidroquinona pois mesmo seguindo todos os cuidados mesmo assim pode causar manchas sérias no rosto.
      Continue usando filtro solar a cada 3 horas,faça chuva ou sol e mesmo dentro de casa.

      Excluir
  29. Boa noite, usei 2noites hormoskin "hidroquinona 4% ,+tretinoína 0,05% ,+ fluocinolona acetonida 0,01% e durante o dia uso proteção fator 70, e está vermelho somente onde coloco a pomada, será que é excesso? Não sinto nada só está vermelho, vc acha que devo interromper?? Obrigada grata Ana

    ResponderExcluir
  30. A quantidade é do tamanho de uma ervilha para o rosto todo,pode ter sido excesso então você pode alternar as noites até sua pele voltar ao normal e hidratar bem durante o dia e usar filtro a cada 3 horas.Ardência no começo pode acontecer pois a pele fica sensível devido a formula que você está usando.Use um sabonete com ph baixo,como os íntimos,use soro fisiológico gelado como tônico,sem esfregar na pele use um algodão e vai pressionado ou lave o rosto com ele e deixe secar sozinho,aguarde 20 minutes e aplique o creme,nunca lave e aplique em seguida,a pele úmida faz com que fique irritada e mais fácil a arder.
    Não precisa parar,alterne as noites e nas noites que não usar pode usar pomada benpatriz ou bepantol para ajudar na cicatrização da pele.

    ResponderExcluir
  31. Olá ao redor dá mancha ficou vermelho e normal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vermelhidão pode ser excesso de produto e não é indicado usar só na mancha,ou sua pele vai ficar com tons diferentes.Use filtro solar a cada 3 horas ou antes se estiver muito quente(não é muito recomendável usar no verão,só inverno a hidroquinona)Se estiver muito vermelho,dê uma pausa e hidrate bem nas noites que não usar e quando melhorar volte a usar.

      Excluir
  32. Eu estava com o meu rosto tão manchado que eu não mim olhava mais no espelho eu usei a hidroquinona as manchas saiu o meu rosto ficou ressecado de pois eu usei um creme do Avon renil meu rosto acabou o ressecamento só tenho cuidado com o sol protetor solar 60

    ResponderExcluir

Muito Obrigado pelo seu comentário ou depoimento!

ANTES de fazer uma pergunta referente ao post que você se interessou,por gentileza LEIA OS DEMAIS COMENTÁRIOS para saber se a sua dúvida JÁ NÃO FOI ESCLARECIDA.

Propaganda serão deletadas,caso queira anunciar alguma coisa mande um e-mail.

Críticas,sugestões ou elogios,favor enviar e-mail para ssmyblog@gmail.com.